Prefeitura é flagrada instalando canos de esgotos em direção a laguna

Prefeitura é flagrada instalando canos de esgotos em direção a laguna
"Ambientalista é agredido por empreiteiro da Prefeitura, que não queria que fossem registradas as imagens das máquinas públicas operando no local"
Nesta manhã (10/09), a Prefeitura de Tapes foi flagrada canalizando os esgotos pluviais em direção a laguna dos Patos, justamente na única praia em condições de uso, por evitarem no bairro os despejos de esgotos em direção as águas, que segundo os laudos da FEPAM, são balneáveis.
O ativista de Os Verdes, que esteve no local, além das imagens coletadas na orla, conversou com os funcionários públicos, que explicaram o que estava sendo feito, sem que tivesse ocorrido alguma atitude de atrito, sendo apresentada as informações sobre a atividade, que há cerca de uma semana, estão realizando no bairro Pinvest.
Após este momento, o ativista esteve na casa do Sr. Zanella, morador do bairro que questionou os trabalhos na semana anterior e foi publicado no jornal A Notícia, que estampou o fato, na busca de informações sobre as obras.
No encontro, se observou que o carro oficial nº 001, cruzou em frente a casa do Sr Zanella, sendo seguido logo atrás por uma pickup da secretaria de obras, onde estava o secretário de obras e o empreiteiro da limpeza pública e de roçadas da Prefeitura, que ficou no local onde ocorria a intervenção.
Ao retornar ao ponto onde estava sendo feito as obras, para surpresa do ativista, este funcionário terceirizado da administração pública, veio em direção ao carro do ativista com uma enxada na mão, sendo registrada a imagem do agressor empunhando a enxada, e em riste tentando atingir a cabeça do ativista, quando este em sua defesa teve que entrar em luta corporal com o agressor, sendo imobilizado e recebendo diversos golpes de soco e com o cabo da enxada. No momento da briga, um dos funcionários públicos que estavam trabalhando, se aproximou, quando o agressor pediu que fosse trazida uma faca, o que não ocorreu, pois o funcionário se omitiu, e não apartou a briga.
Neste instante, com a chegada de testemunhas o agressor liberou o ativista, tendo saído em direção aos funcionários públicos, momento em que foi acionada a Brigada Militar pelos moradores tendo chegado ao local minutos após a agressão e conduziu as partes ao hospital para o exame de corpo delito, sendo posteriormente encaminhados a Delegacia de Polícia para os devidos registros.
A tentativa de agressão, por parte deste terceirizado da Prefeitura será levado ao conhecimento do Ministério Público do Estado em Porto Alegre, através de documentação que será protocolado pelo Movimento Os Verdes do RS apontando uma série de atividades lesivas ao meio ambiente, bem como as imagens irão ser enviadas a DEFAP/SEMA, FEPAM/DISA e CABM/Patram, para que procedam a investigação se há regularidade nesta obra, de escoamento de esgotos em direção a orla da laguna.
Para os ativistas de Os Verdes, estas intimidações estão ocorrendo com frequência, devido a forma de trabalho sem acompanhamento de parte de técnicos da área ambiental da Prefeitura de Tapes, que se omitem e estão coniventes nos casos de impedir que o crime ambiental ocorra, alegando a existência de licenciamentos, que mesmo existindo, são descumpridos por parte dos funcionários públicos e também terceirizados.
Fonte: REDE Os Verdes
Imagens: Julio Wandam

Nenhum comentário: