SANEAMENTO – TRAGÉDIA TAPENSE via Tapes.Com

SANEAMENTO – TRAGÉDIA TAPENSE 
Turismo em Tapes? 
Um pequeno município, com uma pequena área urbana e um potencial espetacular para o desenvolvimento turístico. Localizado a 100 km da capital e considerada área metropolitana, junto a mais de 2 milhões de habitantes. Porque Tapes não desencanta? 
O progresso explode em todos os recantos do país e porque Tapes regride? 
Arambaré  e São Lourenço estão explodindo. Arambaré,  além de ser mais distante tem 30 km de estradas de chão que a separam da BR 116. Até Barra do Ribeiro, retomou sua indústria turística. Porque Tapes, vêm marcando passo? 
O Site Tapes.com irá enfrentar esse problema. Em uma série de reportagens que irá produzir, tentará fazer um raio X completo. O Site está aberto as autoridades que quiserem se pronunciar, em especial o Sr. Prefeito, que apesar das inúmeras tentativas jamais concedeu uma entrevista à esse meio de comunicação. 
O esgoto residencial continua sendo lançado diretamente nos cursos d’água ou na rede de esgoto pluvial do município. 
A lei orgânica do município, datada de 03/04/1990 é desrespeitada e órgãos municipais fazem vista grossa. 
O sistema de tratamento da Corsan está ruindo e praticamente sem uso.
Quem são os responsáveis por esse descaso generalizado com o saneamento, a saúde pública, a preservação do meio ambiente e próprio desenvolvimento econômico do município? Como foi destacado no topo dessa reportagem, quem perde com esse descaso é o turismo e a própria economia do município. 
Porque a lei orgânica não é cumprida? O culpado é o prefeito? O Secretário de obras?  O secretário de meio ambiente? A fiscalização? 
Porque a Corsan não faz funcionar o sistema de tratamento de esgoto?  A culpa é do Governador? Do Presidente da Corsan? Do Gerente local?
O comodismo ou as condições financeiras levam a quase totalidade das residências do município a lançarem o esgoto doméstico sem tratamento diretamente nos cursos d’água ou no sistema de esgoto pluvial. Tudo termina na Lagoa. 
Porque o proprietário da residência não é multado? Porque esse crime não é coibido?
Fonte: Tapes.Com

Nenhum comentário: