Advogado e Perito de Os Verdes visitam Lixão da Camélia


Advogado e Perito de Os Verdes visitam Lixão da Camélia
Na manhã de 03 de março de 2011, estiveram no Lixão da Camélia o Advogado ambientalista, Paulo Antônio Montenegro Barbosa, o Perito-Ambiental, Doutor em Ecologia e ativista de Os Verdes/RS, Antônio Libório Philomena e o Coordenador de Os Verdes de Tapes, o ambientalista Júlio Wandam, para visitarem o Lixão, no primeiro mês em que aguardam a Sentença à ser proferida pela Juíza da Comarca de Tapes, que desde 28 de janeiro de 2011 está para sentenciar a Prefeitura pela situação de crime ambiental em mais de 27 anos.
Esta visita serviu para revelar que nada mudou e se mantém o crime ambiental com vários agravantes que mantém a poluição ambiental de forma grotesca.
 A Entrada do Lixão das Camélias em Tapes
Montes de lixos sem a cobertura adequada, pássaros (garças e massaricos) em meio ao lixo descoberto, que acumula-se no local, para depois serem jogados em valas sem proteção e cobertas com podas de árvores e terra vegetal, galhos, e todo o tipo de material irregulares.
O acúmulo de lixos a céu aberto proporciona que vetores, como moscas, insetos em geral, abelhas e outros animais como baratas, ratos e até cachorros se alimentem no local, que possui odor nauseante, com sensações de fortes ânsias de vômitos.
 Foco de mosquitos em meio a água parada
 Massaricos no detalhe em amarelo
Foco de Dengue: Pneus estão no mesmo lugar fazem 06 meses
Sacos de lixos para catação, demonstram que está havendo processo de garimpagem de lixos no local, proibido desde a abertura do Galpão de Triagem.
 
Sacos de recolhimento de lixos reciclados
 Buraco com chorume acumulado, escoando em direção ao campo
O caminhão despeja lixos diversos, 50% deles passíves de reciclagem e aproveitamento da Usina de Triagem. Tal situação demonstra que muito lixo reciclado se perde na "rapinagem" do lixo bom das ruas, mantendo uma situação de acúmulo de lixos ruins na Usina de Triagem, que acabam não sendo aproveitados.
 Por que não estão indo para a Usina de Triagem?
 Lixos perigosos em meio ao doméstico
 Vidros de conserva limpos e possíveis de aproveitamento
 Latas de alumínio, haviam diversas neste monte
 Garrafas PET limpas e enviadas para a Reciclagem param no Lixão da Camélia
Professor Antônio Philômena inspeciona os lixos
 Material irregular usado para tapar os lixos
Outra das proteções do chorume despencaram devido aos ventos, locais que não funcionam e permitem que o chorume desagüe em direção ao campo e ao lago cerca de 200 metros das valas.
Lixos perigosos como lâmpadas flourescentes jogadas junto ao lixo doméstico acabam parando nos montes do lixão das Camélias.
Televisão jogada na esquina da Assis Brasil em Tapes está aguardando mais de 3 meses (temos imagens de 21 de novembro), para ser retirada das ruas da cidade. A pergunta que fica é:
Existe serviço público de coleta de lixos na cidade, com tratamento adequado dos resíduos e destino final do rejeito dentro das normas legais existentes?
Click nas imagens para ampliar
Fonte: REDE Os Verdes

Nenhum comentário: